ÍNICIO >> Matérias >> Dezembro 2017 >> Arquitetura >> Metrô Linha Lilás












Imagens adquiridas através de visitas supervisionadas.
Novas estações do Metrô inovam na arquitetura beleza e praticidade
As ‘Bolhas’ são marca de Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que foram abertas em agosto.
Quando se fala de melhorias no transporte público, já ficamos aborrecidos e achando que é apenas mais um político com demagogia, ou seja, dizendo coisas só para nos agradar. Quem mora longe do centro sabe, que a parte mais dolorosa e dificultadora para ganhar o pão nosso de cada dia é o transporte. Inúmeras são as soluções e pouquíssimos são aqueles que solucionam. Mas parece que a vida de quem mora na Zona Sul da Capital irá melhorar um pouco.
Ao longo do último ano, eu pude acompanhar a finalização da Linha 9-Lilás do Metrô, desde as obras até o acabamento, chegando a abertura de mais 3 estações em 2017.
Em meio a obras, pude acompanhar as equipes que trabalhavam para que desse certo, para que cada etapa do processo se encaixasse.
Quem passar pela Linha 5-Lilás do Metrô, poderá apreciar as novas estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que foram inauguradas no mês de agosto. O funcionamento se mantinha em horário controlado, para testes, mas foi estendido por toda a operação comercial, agora, no fim de novembro.
Com uma estrutura de primeiro mundo, pode- se ver funcionalidades essenciais para a nova arquitetura urbana, como vidros instalados de maneira a inserir a maior quantidade possível de luz solar, economizando assim eletricidade.
Essa mesma construção permitirá ainda que, além das três estações, a zona sul da capital ganhe novas praças - os locais construídos para abrigar as claraboias que levarão a luz até a plataforma e ficarão abertos ao público. “As plataformas ficam mais ou menos a 30 metros de profundidade”, explica o engenheiro da Linha 5 Michel Mastaler. “Abaixo delas, há porões por onde toda a rede de cabos vai passar”, afirma.
Em meio a inauguração, podemos ver presentes o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
As novas praças ainda têm recuos para o embarque e desembarque de carros, o que é defendido pelo professor do Departamento de Transportes da Universidade de São Paulo (USP) Claudio da Cunha Barbieri, que destaca a influência da era dos transportes por aplicativo. “Uma grande parcela usa transporte individual para a primeira ou última milha da viagem.”
Quando estiver totalmente concluída, a linha 5-Lilás ligará o Capão Redondo às Estações Santa Cruz, da linha 1-Azul, e Chácara Klabin, da Linha 2-Verde. Ao todo, a Linha 5 custará R$ 9 bilhões.
A companhia mantém para dezembro a previsão de entrega de outras seis estações: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Já a estação Campo Belo, que terá ligação com o monotrilho da Linha 17-Ouro, ficará para 2018.