ENTREVISTA - GERENCIAMENTO DE REDES SOCIAIS
01,12,2017
PODCAST - Mídias Sociais
ÍNICIO >> Podcasts
Conheça um pouco do trabalho com redes sociais
Entrevistamos um profissional que atua na área
A maior dificuldade que uma empresa pode enfrentar e a maneira de se comunicar com o seu cliente. Entender a língua falada por ele e se comunicar por ela pode ser a chave do sucesso. E num mundo cada vez mais virtual, até por questões de encurtar distâncias, as empresas estão cada vez mais inseridas na internet, através das redes sociais.
Para falar um pouco disso entrevistamos Reginaldo Seixas, analista de mídias sociais do metrô de São Paulo. Reginaldo interage com os mais de 4 milhões de usuários através do Facebook Twitter e Instagram, junto com sua equipe. Ele vê uma dificuldade grande quando se fala de fakenews, aquelas notícias inventadas, ou por quem quer fingir que sabe algo ou por quem quer simplesmente atrapalhar ou sacanear, os famosos trolls de internet.
Regis, como é chamado pelos colegas, vê que a comunicação com o usuário do metro é a principal via para entender as necessidades deste cliente, para resolver problemas e até mesmo para dar uma cara mais amigável com a empresa. Ele sabe que, se você mantém uma postura mais amigável, os usuários ficam mais felizes, as viagens ficam mais agradáveis e todo mundo sai ganhando.
O Metro opera 7 dias por semana, 18 horas por dia, mais as 4 horas na madrugada para consertos e reparos. Através do mais recente app Metrô Conecta, o usuário pode enviar para o metrô algo de errado que esteja ocorrendo ali mesmo no vagão, em tempo real. O app registra desde comercio ambulante, como vandalismo, agressões, pichações, até assédio sexual. Uma ferramenta que consegue trazer um pouco mais de segurança pro usuário, já que permite que seguranças se disponibilizem em questões de segundos após o envio da mensagem.
Como em toda gestão de imagem, momentos difíceis também aparecem. Reginaldo e sua equipe lidam com situações da mais adversas, como comércio ambulante, brigas entre usuários e assédios, mas garante que a empresa investe bem para lidar com isso e que, a comunicação, tanto ali pessoalmente como pela internet, tem contribuído para notificar e assim atender mais rapidamente as ocorrências.
Até tentamos aprofundar o papo, mas nosso especialista se limitou a opinar apenas de forma pessoal. O que percebe-se é que há um clima meio tenso, devido a inúmeras queixas a respeito do lançamento das novas estações da Linha 9-Lilás, meio inacabadas e cheias de defeitos, o que fez com que os funcionários do Metrô se fechassem para entrevistas.
Com vocês, a entrevista na íntegra.